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segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Centro de Teresina deve ser repovoado

Prefeito afirma:Centro de Teresina deve ser repovoado para reduzir custos, diz Firmino

 É preciso melhorar o fluxo do trânsito do centro de Teresina e serão feitas algumas intervenções principalmente para facilitar o fluxo na Avenida Frei Serafim

  Nós estamos buscando algumas alternativas para o acesso à Ponte Estaiada e a necessidade de fechamento de alguns retornos na Avenida Frei Serafim para dar maior fluidez. Vamos ter que fechar alguns cruzamentos na Avenida Frei Serafim. Estamos fazendo um estudo para saber quais as pequenas intervenções que podem facilitar a saída do centro e buscar alternativas à Avenida Frei Serafim, que é nosso maior gargalo.

 Nós vamos iniciar até o final do ano os Terminais de Integração. Só vamos ter a integração definitiva após a construção desses terminais, que está dentro das obras e ações de mobilidade urbana. 

 É uma questão que tem que ser debatida pela cidade, um modelo que seja melhor para a gente. Nós vamos fazer uma discussão, porque, nos últimos anos, o centro de Teresina passou por uma revitalização, nós avançamos e conseguimos conquistas importantes, como a reforma de praças, do calçadão, mas ainda são necessárias obras como a reforma do Mercado Central. Nós vamos dar início nesse processo para que essa obra seja concluída. Num segundo momento de recuperação do centro temos que seguir um modelo que queremos para a região central, baseado na preservação das calçadas, espaço para os pedestres, necessidade de construção de ciclovias, baseada na definição de estacionamentos. Precisamos debater isso com aqueles que fazem o centro, nós precisamos ter propostas para essa nova roupagem para a região central. Não menos importante temos a questão do trânsito, que tem a ver com a própria situação do centro. 

 Temos que avaliar a situação atual do centro. As pessoas não moram mais no centro. A partir de uma determinada hora, o centro passa a ser deserto e precisa de mais segurança. Precisamos fazer um grande debate sobre qual estrutura urbana nós queremos construir. Nós temos que repensar a cidade, ela está se espalhando demais, quando a cidade se espalha demais tem vários problemas, principalmente em relação ao seu custo. Uma cidade mais concentrada é mais barata, é mais econômica. Se você compara Atlanta, nos Estados Unidos, com Barcelona, na Espanha, todas as duas cidades têm cerca de 2 milhões de habitantes e a área urbana de Atlanta é 23 vezes maior do que a área de Barcelona. Ou seja, Atlanta é uma cidade muito mais cara de se manter do que Barcelona. A racionalidade da cidade é quando ela é concentrada, porque ficam mais baixos os custos do fornecimento de água, de transporte, calçamento. Nós temos que evitar esse espalhamento da cidade e a forma de se fazer isso é promover o repovoamento do centro de Teresina, dar condições para esse repovoamento e desconcentrar as atividades econômicas. Se você entrar nas áreas da educação e da saúde são setores, junto com o comércio, que atraem as pessoas para trabalhar no centro. Além disso, nós temos um transporte coletivo que seu planejamento precisa ser acompanhado por essas mudanças na ocupação do espaço urbano.

  Nós vamos ter oito pontos de integração de transporte. Esses terminais têm que ser incentivados a atrair áreas residenciais, comerciais para atrair as pessoas. Os corredores que têm vão se ligar a esses pontos precisam ser incentivados em sua ocupação. Essa discussão tem que ser feita este ano porque vamos formatar várias ações nas áreas de saneamento, de habitação. Nós precisamos compatibilizar as ações com esse projeto de Teresina que nós queremos construir. Nós temos que discutir e decidir sobre que tipo de cidade nós queremos construir, se é uma cidade baseada no transporte individual ou se é uma cidade baseada no transporte coletivo. A gente tem que ter resposta para isso. Não pode ser uma resposta da boca para fora, temos que ter o Plano Diretor do Transporte Coletivo. A nossa frota de veículos é tão grande que a agenda da cidade passa a ser a do transporte individual. Nós temos que ter essa definição. Nós temos que melhorar o trânsito, mas a resposta definitiva é a resposta do transporte coletivo. Nós temos que amenizar o problema, mas temos que ter um planejamento mais a longo prazo. Esse é o desafio do presente.

 

Fonte:meionorte 

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